BW Expo: Ponto de encontro da sustentabilidade

A pandemia acelerou a utilização do ambiente virtual como plataforma para a promoção de atividades, especialmente na área de feiras e eventos. Forjada na necessidade de isolamento, a tendência também vem possibilitando que iniciativas e movimentos inspiradores possam alcançar um número muito maior de pessoas, ultrapassando as fronteiras do mundo presencial. Nesse sentido, o Movimento BW também vem conseguindo ampliar suas ações para engajar e conscientizar a sociedade sobre a importância do meio ambiente para a economia e para a vida. De acordo com Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), realizadora da BW, não fosse a amplitude do mundo digital, o movimento certamente não teria impactado uma importante fração de companhias e profissionais. “A realização semanal de lives e webinars sobre diferentes aspectos relacionados à sustentabilidade ambiental mostrou a força desse tema em praticamente todos os setores da economia e na sociedade”, diz ele. “Por isso, fortalecemos nossa presença digital em cada atividade de conteúdo, refinando o conceito do evento em novembro, que engloba todos os objetivos da BW.” Nesta entrevista exclusiva à Revista M&T, Mamede repassa os conceitos da BW, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro. Segundo ele, a expectativa da Sobratema é promover um evento inovador, totalmente digital, que contará com a presença de especialistas e de um convidado especial, comentando sobre seu engajamento nas questões ambientais. Confira mais detalhes a seguir.
Como o movimento BW se posicionava no ambiente virtual antes da pandemia?
O mundo digital sempre foi um dos conceitos trabalhados pela BW, pois nosso objetivo é contribuir para a diminuição do impacto ambiental das atividades humanas. Ou seja, queremos engajar o maior número de empresas e pessoas nessa meta. Mas, sem dúvida, a pandemia da covid-19 intensificou as atividades desenvolvidas no ambiente virtual, por meio da realização semanal de lives e webinars nas plataformas da BW e da Sobratema. Essas ações obtiveram resultados extremamente positivos no alcance e envolvimento das companhias e da sociedade.
Por que o movimento optou por promover atividades semanais de conteúdo?
Embora o tema sustentabilidade ambiental esteja sempre em discussão, ainda não é tão evidente uma transformação profunda na forma de projetar, fabricar, consumir, reciclar, reutilizar e descartar produtos. Por isso, os estudos sobre poluição das águas, do solo e do ar, mudanças climáticas, emissões de gases de efeito estufa (GEE), descarte de resíduos e desmatamento e queimadas continuam revelando dados alarmantes. Em nossa avaliação, a realização de BW Lives e BW Talks todas as semanas poderia contribuir para essa mudança necessária. Afinal, buscamos abordar diferentes aspectos relacionados ao tema, com a participação de profissionais, especialistas, estudiosos e ativistas. Acreditamos, de fato, que é preciso implantar conceitos de circularidade nos produtos, adotar soluções para uma transição energética, descarbonizar as atividades econômicas e ampliar a educação ambiental da sociedade, em especial sobre questões relacionadas ao consumo, reciclagem e reuso, economia dos recursos naturais, descarte e produção sustentável. Além disso, a promoção dessas atividades também tem sido importante para refinar os conceitos desse grande evento.
Aliás, como isso mexeu com as expectativas em relação ao evento em novembro?
A expectativa é de promover um evento de maneira totalmente digital e inovadora. Nosso objetivo é elevar o conhecimento sobre as boas práticas para a preservação do meio ambiente. Assim, serão mais de 100 horas de programação online com eventos de conteúdo sobre diversos assuntos relacionados ao meio ambiente. Para isso, os curadores dos nove Núcleos Temáticos estão trabalhando nesse programa, buscando levar aos participantes os debates mais relevantes dentro de cada área. A saber, Agronegócio Sustentável, Conservação de Recursos Hídricos, Construção Sustentável, Economia Circular, Reciclagem de Resíduos na Construção, Resíduos Sólidos, Transformação Energética – Hidrogênio, Valorização de Áreas Degradadas e Waste-to-Energy.
Além de conteúdo, também haverá espaço para relacionamento e negócios?
Sim, o movimento BW é amplo e, desse modo, também busca estimular o uso de tecnologias para a conservação do meio ambiente. Assim, durante três dias o portal BW será o ponto de encontro da sustentabilidade ambiental na internet. Serão eventos de conteúdo, atividades interativas, ações de relacionamento e de negócios e também exposição de produtos, serviços e tecnologias. Para promover uma experiência única aos visitantes e participantes, criamos diversos ambientes no Portal BW, incluindo ‘Sala BW’, ‘Salas Temáticas’, ‘Business Channel’, ‘BW Experience’ e ‘Trilhas de Aprendizado’. Matéria publicada na Revista M&T

Data publicação: 10 de novembro de 2020

  • Compartilhar

Organização


Nossas Redes Sociais


Desenvolvido por