O Aeroporto Internacional de Florianópolis é o melhor do Brasil, conforme a Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). O Floripa AirPort foi o melhor avaliado entre os 20 maiores aeroportos de todo o país, de acordo com as respostas de 1110 entrevistados, no primeiro trimestre deste ano.

Na avaliação geral, o aeroporto recebeu a nota 4,72, sendo avaliada em 38 critérios. As notas vão de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom). O item Ambiente Aeroportuário, por exemplo, alcançou uma das notas mais altas: 4,61. Além disso, o aeroporto se destacou também em quesitos como Limpeza Geral do Aeroporto, Processo de Inspeção de Segurança e Conforto Acústico. Outro quesito muito bem avaliado foi o Conforto da Sala de Embarque, com nota 4,59. Ou seja, 95% dos entrevistados concederam notas 4 e 5.

“Essa pesquisa é uma resposta direta do passageiro sobre os nossos serviços. Por isso, sempre fomos muito atentos a ela. E é gratificante observar que estamos no caminho certo para melhorar a experiência de quem vem ao aeroporto”, analisa Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport, em comunicado no site oficial do Floripa Airport.

Conforto ambiental

A Ca2 Consultores Ambientais Associados foi responsável pela consultoria em conforto ambiental do aeroporto. O escritório desenvolveu simulações computacionais de desempenho térmico, luz natural e CFD e simulações energéticas, cujos resultados permitiram a adoção das melhores estratégias para conforto ambiental e eficiência energética, incluindo especificações de vidro e elementos de sombra.

Considerar altos níveis de conforto é primordial e tem grande influência na experiência das pessoas que viajam ou visitam o aeroporto. Isso porque são locais onde circulam uma grande quantidade de pessoas que normalmente fazem o uso do espaço por um longo período de tempo. Nessas condições, situações de desconforto, como o calor excessivo, por exemplo, podem ser ainda mais percebidas e intensificadas.

É importante, dessa forma, que salas de embarque apresentem altos níveis de qualidade e conforto ambiental, considerando as condições de cansaço físico dos usuários, que são ocasionadas por diversos fatores, incluindo longas viagens e conexões.

No caso do Aeroporto de Florianópolis, os níveis adequados de luz natural, controle de ofuscamento e bons índices de conforto térmico alcançados, por meio da consultoria da Ca2 Consultores, contribuíram para uma avaliação positiva no quesito “Ambiente Aeroportuário”.

O escritório responsável pela arquitetura foi o “Biseli Kachborian”. Sem a boa arquitetura e bons índices de conforto ambiental nos espaços, a nota do “Ambiente Aeroportuário” possivelmente não teria o mesmo êxito.

Por Marcelo Nudel

Fonte: Ca2 Consultores Ambientais Associados

Fotos: Nelson Kon