(11) 2501-2688 info@bwexpo.com.br Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

A Air Products confirma a parceria com o desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge. A empresa doou 10 cilindros de hidrogênio para as 10 universidades, que serão selecionadas nas etapas digitais de 17 de agosto a 3 de setembro.

Além disso, a Air Products ministrou também um dos cursos preparatórios sobre abastecimento de hidrogênio aos 170 estudantes de engenharia das 15 universidades inscritas no desafio e está orientando as equipes sobre a instalação dos cilindros nos veículos.

Empresa líder mundial no setor de gases industriais, especiais e medicinais, a Air Products está no mercado há quase 80 anos. A empresa fornece gases e equipamentos relacionados para dezenas de setores, incluindo refinarias, produtos químicos, eletrônicos, metais, manufatura, alimentos e bebidas.

A Air Products também é líder mundial em fornecimento de equipamento e tecnologia de processamento de gás natural liquefeito. A empresa desenvolve, projeta, constrói, possui e opera alguns dos maiores projetos de gás industrial do mundo, incluindo projetos de gaseificação que convertem sustentavelmente recursos naturais abundantes em gás de síntese para a produção de alto valor de energia, combustíveis e produtos químicos.

Como maior produtor mundial de hidrogênio, a Air Products é uma parte importante para aumentar a escala do hidrogênio no caminho para um futuro de energia limpa.

O hidrogênio pode ser usado em muitos tipos diferentes de meios transporte, seja com uma célula de combustível ou em um motor de combustão interna para eliminar ou reduzir significativamente emissões. Veículos movidos a célula de combustível que transformam hidrogênio em eletricidade são silenciosos, eficientes e oferecem o benefício ambiental de emitir somente água.

A Air Products assumiu uma posição de liderança no desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio que será necessária para abastecer esses novos veículos. Participa de diversos projetos de demonstração de energia à base de hidrogênio ao redor do mundo, oferecendo hidrogênio, gerenciamento de projetos e recursos para treinamento seguro, bem como o desenvolvimento de novos distribuidores de hidrogênio e estações de abastecimento. Exemplos recentes incluem o fornecimento e abastecimento de ônibus movidos a hidrogênio em Londres e em Pequim, além do abastecimento do demonstrador de sistema aerotransportado não tripulado Phantom Eye da Boeing.

Recentemente inaugurou o maior projeto de hidrogênio verde do mundo na Arábia Saudita, juntamente com a ThyssenKrupp, com a finalidade de implementar uma enorme usina de hidrogênio verde, onde serão utilizados 4 gigawatts de energia eólica e solar, e investimentos de US$ 5 bilhões. A usina será de propriedade conjunta da Air Products, ACWA Power da Arábia Saudita e a Neom e construída em uma nova megacidade perto das fronteiras da Arábia Saudita com o  Egito e a Jordânia. De acordo com a Air Products, a instalação produzirá 650 toneladas de hidrogênio verde diariamente, quantidade suficiente para operar cerca de 20 mil ônibus movidos a célula a combustível.

O desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge é uma iniciativa pioneira cujo objetivo é transferir conhecimento e experiência para as universidades brasileiras sobre as tecnologias do hidrogênio. Além disso, representa a oportunidade para os grupos estudantis envolvidos de trabalhar com engenheiros experientes da indústria nacional e internacional.

De acordo com a curadora do Núcleo Transformação Energética – Hidrogênio, Monica Saraiva Panik, o Student H2 Challenge representa uma iniciativa pioneira, a qual incentivará a cooperação entre universidades e a indústria com mais frequência no Brasil. Além disso, ao envolver os estudantes e professores neste tema, contribuímos para que a tecnologia se perpetue nas novas gerações.

As dez universidades selecionadas irão construir os veículos do tipo Baja ou Fórmula SAE movidos a célula a combustível para concorrer às etapas finais do desafio, a serem realizadas na BW 2020.