(11) 2501-2688 info@bwexpo.com.br Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Hoje, existem mais de 50 aplicações no setor da construção civil para o agregado reciclado, como por exemplo, na área de pavimentação e em obras de geotecnia. Isso significa que esse setor tem ainda muitas chances para crescer. Contudo, para aumentar a venda de agregados reciclados, o empreendedor precisa profissionalizar seus processos.

Além disso, ele deve conhecer muito bem seu produto, seu modo de produção e sua aplicação. “Isso porque eles precisam vencer uma barreira cultural, uma vez que existe um desconhecimento e até uma desvalorização do agregado reciclado por parte dos compradores”, explicou o coordenador da Abrecon, Levi Torres.

Assim, o empreendedor precisa fornecer as informações para que o engenheiro e construtora possam decidir pelo agregado natural ou pelo agregado reciclado. Ou seja, criar condições para aumentar a venda de agregados reciclados.

Nesse sentido, Torres trouxe quatro dicas importantes para esse negócio. São elas:

Departamento de Vendas

O departamento de vendas deve facilitar o relacionamento entre a usina e o comprador. Isso significa que ela não é apenas a responsável por vender, mas também por obter informações dos clientes. Por isso, ter um conteúdo claro e preciso sobre os produtos e sobre cada empreendimento é importante, a fim de oferecer o que o comprador precisa.

Comunicação

Uma dica é investir em comunicação. Ou seja, é preciso ter um site, com informações sobre o portfólio dos produtos. Além disso, é importante estar nas redes sociais, porque, assim, os compradores podem conhecer detalhes sobre o que é oferecido. Isso significa a construção de uma presença digital por parte do empreendedor.

Identificação

A identificação correta é essencial nesse mercado. Por isso, é importante que, pelo nome, o cliente possa reconhecer sua área de atuação. Assim, a pergunta é se o nome do seu empreendimento é voltado para o transporte de resíduos, para o recebimento de resíduo ou para a venda de agregado reciclado.

Se o nome estiver ligado aos dois primeiros pode ser que o comprador não sinta confiança para adquirir seu agregado reciclado. Afinal, caçamba é caçamba e agregado reciclado é agregado reciclado.

Mercado

Uma dica valiosa é estudar o seu mercado. A empresa precisa ter a noção do tamanho do setor em sua cidade. É possível mensurar a área, levando em consideração as pedreiras que atuam em sua região. Com base nisso, o empreendedor pode saber quanto ele deve produzir de agregado reciclado, com o objetivo de atender as aplicações do mercado local.

Referência: Canal da Abrecon no Youtube – Como vender mais agregado reciclado?