(11) 2501-2688 info@bwexpo.com.br Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

A água é essencial para a vida no planeta. Por isso, a busca por tecnologias que melhorarem seu tratamento é constante. Nesse sentido, o catalisador bio-orgânico pode contribuir para a purificação dos recursos hídricos, uma vez que ele é capaz de promover uma quebra catalítica imediata nas estruturas moleculares de contaminantes orgânicos.

“O catalisador acelera as reações químicas e pode, inclusive, agilizar a remediação de hidrocarbonetos de petróleo, em caso de contaminação no mar”, disse Marcelo de Souza, da Bio-Organic Catalyst, durante a BW LIVE: Tratamento sustentável e ecológico da água, transmitido pelo perfil @bwexpo no Instagram, no dia 26 de agosto.

Esse tipo de tecnologia também pode ser usado no agronegócio, especialmente em sistemas de irrigação. Isso porque possibilita uma maior retenção da água no solo e ajuda na absorção de nutrientes por parte das plantas.

Irrigação

Sobre esse tema, Vagner Barbosa, membro do comitê organizador da BW Expo, Summit e Digital 2020, questionou Souza a respeito do uso intensivo da água em sistemas de irrigação. Ele explicou que podem ocorrer desperdícios, principalmente, quando há uma escolha inadequada do método de irrigação ou ainda no manejo desse sistema. “A planta é o objetivo na agricultura. Para que ela cresça bem é necessário se apoiar em cálculos e em sistemas de monitoramento, a fim de saber exatamente qual o volume de água a ser aplicado por metro quadrado da plantação”.

De acordo com Souza, existem diversas ferramentas para monitoramento do clima, do solo e da planta bem como parâmetros para avaliação do sistema de irrigação. Além disso, ele ressaltou a importância da aplicação de nutrientes para as plantas. “Elas precisam desses nutrientes como nós, que não podemos viver só de água”. Ele explicou ainda que o uso de defensivos agrícolas ocorre para defesa das plantas contra pragas ou ervas daninhas.

Por fim, Souza comentou que existe um grande interesse pelo Brasil de empresas estrangeiras que atuam com tratamento de água. Isso porque o país está em desenvolvimento, tem muito potencial, mas também diversos problemas na área. “Precisamos trabalhar a questão do saneamento. Afinal, não vai adiantar sermos um país rico com uma infraestrutura precária de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto”.

Para assistir a íntegra da BW LIVE, basta acessar o Canal da Sobratema no YouTube.

Outros eventos online da BW estão neste link.