y

(11) 2501-2688

info@bwexpo.com.br

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
BW - Expo Summit Digital
y

(11) 2501-2688

info@bwexpo.com.br

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Uma obra inovadora está em construção na região da Paulista, uma das localizações mais importantes da capital paulista. “O Cidade Matarazzo tem o potencial de ser um cartão postal não apenas para São Paulo, mas também para o Brasil. Certamente será uma visita obrigatória para as pessoas que passarem pela cidade”, afirmou o arquiteto e paisagista Benedito Abbud.

O empreendimento multiuso contará com hotel seis estrelas, edifício corporativo, centro cultural, espaço de compras, local de lazer e gastronomia. Os detalhes desse projeto foram o foco do Webinar BW TALKS: Cidade Matarazzo: Iniciativa Inspiradora em Paisagismo e Arquitetura, no dia 16 de setembro.

De acordo com Abbud, apesar da grandiosidade da obra – com custo estimado de R$ 2 bilhões -, o Cidade Matarazzo será um local para todas as pessoas. Isso porque o espaço contará com uma área verde muito ampla e um centro comercial e gastronômico para atender todas as realidades sociais do país. “O sonho do Alexandre Allard, presidente do Grupo Allard (proprietário do empreendimento), é transformar o Cidade Matarazzo em um oásis, ou seja, um centro pulsante com muita vida, vinte e quatro horas por dia”.

Equipe multidisciplinar

Para que esse sonho se torne realidade, o Grupo Allard reuniu uma equipe multidisciplinar nas áreas de engenharia, arquitetura, design, paisagismo, construção e até agronegócio para o planejamento e execução da obra de maneira mais perfeita possível. “O resultado final é bem ambicioso, por isso temos um padrão rigorosíssimo em termos de qualidade. Assim, se for necessário refazer alguma etapa, não hesitamos em tomar essa decisão porque nosso guia é justamente essa qualidade”, comentou o arquiteto francês Noé Céméli.

A expectativa é que, no próximo ano, as pessoas já possam começar a transitar e visitar o Cidade Matarazzo. Contudo, Céméli explanou que o projeto é bem complexo e será entregue por etapas. Ou seja, em um intervalo entre três a seis meses, uma fase será concluída e aberta ao público. Nessa perspectiva, uma das construções mais aguardadas é a Torre Rosewood. O hotel foi projetado pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel, com design do também renomado design francês Philippe Starck. Conforme explicou Céméli, cada andar será diferente pela diversidade de terraços, de brises metálicos e dos jardins elevados, com espécies distintas de plantas.

Cidade Matarazzo

Natureza

Um dos destaques desse projeto que conta com uma área de 150 mil m² de construção ou restauração é, sem dúvida, conseguir unir a natureza, a arquitetura contemporânea com a história paulistana e do Brasil. Durante o webinar BW TALKS, Abbud citou os desafios para plantar as árvores nativas da Mata Atlântica nesse empreendimento multiuso, como por exemplo, o uso de helicópteros para realizar a plantação dessas espécies. “Precisamos estudar a flexibilidade e a dureza dessas árvores, porque elas não poderão cair de uma altura de 25 metros nessa região. Desse modo, é importante realizar os testes com relação ao vento”, complementou.

Nesse sentido, o renomado paisagista explicou que o projeto foi feito para minimizar a manutenção dos organismos vivos. Isso significa que a intenção é automatizar o máximo possível. Ademais, ele expôs o cuidado do Alexandre Allard com essa construção. “Ele é quem escolhe as espécies que estarão no projeto. Isso mostra sua preocupação com os detalhes mais sutis e são eles que farão toda a diferença nessa obra”.

Por fim, o moderador Vagner Barbosa, membro do comitê organizador da BW Expo, Summit e Digital 2020, perguntou a Céméli sobre o BIM (Building Information Modeling). Ele respondeu que a obra recebeu modelagem BIM. Além disso, disse que a ferramenta é extremamente importante não apenas para o projeto, mas também nas questões de orçamento, materiais e até para o ciclo de vida do empreendimento. A abertura do webinar BW TALKS ficou a cargo do engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração).

Para assistir ao evento na íntegra, basta acessar o Canal a Sobratema no YouTube.