y

(11) 2501-2688

info@bwexpo.com.br

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
BW - Expo Summit Digital
y

(11) 2501-2688

info@bwexpo.com.br

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Com a finalidade de fornecer uma solução mensurável e confiável para a construção de projetos verdes, o International Finance Corporation (IFC, membro do Grupo Banco Mundial, lançou, em 2014, o sistema de certificação EDGE. Por ser relativamente novo, o arquiteto e urbanista Marcelo Nudel, diretor geral na Ca2 Consultores Ambientais Associados, preparou um e-book sobre a certificação Edge para greenbuildings.

De acordo com Nudel, o Edge torna mais rápido, fácil e economicamente viável construir e expressar os atributos de um empreendimento sustentável. “O sistema, assim como o LEED, proporciona status internacional aos projetos certificados. Contudo, não há perda do contexto local, pois seu desenvolvimento tem foco em empreendimentos de países emergentes”, diz.

Assim, o e-book, preparado em parceria com a Construliga, apresenta um panorama geral da certificação EDGE. “Além disso, aponta como ela pode ser usada para disseminar a construção sustentável em nosso país, tirando proveito também de incentivos ficais vigentes e futuros”, explica Nudel.

Números e fatos

Para o e-book, Nudel coletou alguns números e fatos que demonstram que edifícios sustentáveis ainda são restritos a certos nichos de tipologia. Mas, não somente a isso, como também a um padrão mais elevado de construção e às regiões mais ricas do país.

Dessa forma, o autor avalia que a análise profunda dos dados disponíveis permite constatar que a produção de edifícios sustentáveis no Brasil não é democrática. “Infelizmente, considerando o tamanho da nossa economia, essa produção também não é relevante como deveria ser”.

Entretanto, Nudel é otimista e acredita que o sistema EDGE é um dos caminhos para disseminação da sustentabilidade na indústria da construção brasileira.

Por isso, o e-book A Certificação EDGE como ferramenta de disseminação e democratização da construção sustentável em mercados emergentes conta com uma série de artigos elaborados por Nudel. Ademais, é uma oportunidade para conhecer mais sobre o sistema e ampliar a visão sobre a construção sustentável.

Para ter acesso ao E-book sobre certificação Edge para greenbuildings, basta acessar este link.

Por Ca2 Consultores Ambientais Associados