Imagem destacada: Mato Grosso Econômico

A economia circular está na indústria brasileira. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 76,4% das indústrias adotam alguma prática de economia circular no país. Porém, a maior parte ainda não sabe que as iniciativas se enquadram nesse conceito.

Pelo caráter esclarecedor do estudo, ao final do questionário, 88,2% avaliaram a economia circular como importante ou muito importante para a indústria. A área já tem implantado práticas como o reúso de água, a reciclagem de materiais e a logística reversa. No entanto, ainda há um enorme potencial a ser explorado para que o país seja protagonista no uso eficiente de recursos naturais.

“Esse é o caminho para a inserção do país na economia de baixo carbono. Para isso, é imprescindível a ação articulada entre iniciativa privada, governo, academia e sociedade no sentido de criar novas formas de produzir e consumir”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, para a Agência de Notícias CNI.

Emprego

A economia circular está na indústria brasileira porque, segundo a pesquisa, 60% das indústrias entendem que suas práticas podem contribuir para a geração de empregos na própria empresa e/ou na cadeia produtiva do setor. Para tanto será necessária uma ação coordenada entre governo, empresas e consumidores, conforme 73% dos entrevistados, que consideram que a transição para a economia circular deve ser uma responsabilidade compartilhada.

Quando perguntados sobre a primeira palavra que vem a mente ao ouvir falar o termo economia circular, as respostas, em sua maioria, foram “sustentabilidade” e “reciclagem”.

A pesquisa revela também que a maioria das empresas que adotou práticas de economia circular foi motivada pela busca por maior eficiência operacional (47,3%), seguida pela oportunidade de novos negócios (22,6%). A redução de custos é outra motivação para adoção de práticas de economia circular (75,9%). O percentual é idêntico aos que responderam que suas empresas utilizam a matéria prima ao máximo, sem desperdícios.