A Fundação Ellen MacArthur disponibiliza o Economia Circular em Cidades em português. O conjunto de recursos online oferece uma referência de economia circular para os formuladores de políticas públicas urbanas. Disponíveis através do site da Fundação, eles foram desenvolvidos em parceria com a ARUP e com apoio da MAVA Foundation.

As cidades consomem mais de 75% dos recursos naturais, produzem mais de 50% dos resíduos globais e emitem entre 60-80% dos gases do efeito estufa. O racional para a mudança está cada vez mais evidente e a economia circular oferece uma oportunidade de endereçar esses desafios ao repensar a forma como usamos os materiais, levando a novas formas de criar valor.

Como importantes motores de crescimento econômico, as cidade certamente serão um ponto focal na transição para uma economia circular, e podem avançar nessa agenda a fim de destravar benefícios econômicos, ambientais e sociais. A transição para uma economia circular apoiará as lideranças das cidades no trabalho em torno de suas prioridades, incluindo moradia, mobilidade e desenvolvimento econômico. Ela também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, incluindo objetivos de mudanças climáticas.

Os recursos de Economia Circular em Cidades se concentram em oportunidades em três importantes sistemas urbanos – edifícios, mobilidade e produtos – e exploram como os governos municipais podem viabilizar uma transição de economia circular.

Cinco módulos procuram responder perguntas críticas em torno desse assunto:

Visão: Como se dará a implementação de princípios de economia circular em cidades?
Fichas de dados: Quais são as oportunidades de economia circular em sistemas urbanos chave e quais benefícios uma transição para a economia circular pode trazer?
Alavancas de políticas públicas: O que os formuladores de políticas públicas urbanas podem fazer para acelerar essa transição?
Estudos de caso: Quais exemplos existem de formuladores de políticas públicas urbanas que já estejam colocando isso em prática?
Outras redes & recursos: O que outras organizações estão fazendo no espaço de economia circular em cidades?

O conjunto de recursos foi oficialmente lançado em março de 2019, em inglês, como parte da Circular City Week (Semana de Cidades Circulares) em Nova Iorque. As traduções foram produzidas com o objetivo de ampliar o alcance a agentes urbanos na América Latina e outras regiões de língua portuguesa e espanhola, facilitando assim a incorporação de princípios de economia circular em suas cidades.

Com informações do portal da Fundação Ellen MacArthur