O mais recente webinar BW Talks promoveu uma enquete para os internautas participantes sobre qual setor seria considerado o mais importante neste cenário de pandemia. A pergunta tinha como opção três áreas: saneamento, acesso à água potável e destinação do lixo. E ela foi feita propositalmente porque, afinal, sabe-se que não é possível sanar todos os problemas ao mesmo tempo. Com 91% dos votos, o vencedor da enquete foi “garantir o saneamento”, ou seja, o segmento considerado prioritário no momento.

A escolha não é uma surpresa, uma vez que a falta de saneamento básico traz uma série de doenças e riscos à vida das pessoas. Mesmo assim, os desafios na área persistem, com dados alarmantes, principalmente, durante essa pandemia. São 35 milhões de brasileiros sem água potável e 100 milhões sem conexão à rede de coleta e tratamento de esgoto.

Para a bióloga Ana Luiza Fávarodiretora técnica da Acqua Expert Engenharia Ambiental, a água é essencial para a vida, pois ela é utilizada constantemente no cotidiano, como por exemplo, para fazer o alimento e repor a água do corpo. “Contudo, assim que usamos esse recurso, ele se torna esgoto. Isso significa que já não é o mesmo líquido de antes”, explicou.

Por isso, Ana Luiza reforça a importância do tratamento da água e do esgoto. Atualmente, o avanço tecnológico da ciência possibilitou o surgimento de novos elementos para constituição de fármacos, cosméticos, plásticos. Isso foi benéfico para o dia a dia das pessoas. Por outro lado, esses materiais ao caírem na rede de esgoto levam contaminantes que precisam ser controlados para não se tornarem prejudiciais para a vida.

Coronavírus

No caso do coronavírus, a bióloga alerta que existem estudos que mostram sua resistência no esgoto. “O risco de contaminação é grande porque ele persiste entre dois e quatro dias na rede”, acrescentou. Nesse sentido, ela assevera a importância do uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais que trabalham nas estações de tratamento de esgoto.

No final das contas, Ana Luiza avalia que os três segmentos da enquete do webinar BW Talks estão conectados. “Garantir o saneamento é prioritário no momento, assim como o tratamento da água e a coleta e destinação correta dos resíduos sólidos. É preciso que os três segmentos recebam os investimentos necessários para sanar seus desafios”.

Para assistir a íntegra do webinar, basta acessar o YouTube.