A maior usina de hidrogênio movida a energia solar do mundo será construída na China. O projeto da Ningxia Baofeng Energy Group, fabricante de produtos químicos à base de carvão, demostra sua intenção de adotar tecnologias renováveis e verdes, se afastando, desse modo, da energia baseada em combustíveis fósseis.

Com investimento de US$ 199 milhões, a usina deve produzir 160 milhões de m³ de hidrogênio e 80 milhões de m³ de oxigênio, anualmente. Conforme comunicado da empresa, essa implantação contribuirá com o meio ambiente, uma vez que emitirá menos 445 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Ademais, reduzirá o consumo de 254 mil toneladas de carvão ao ano.

Desenvolvimento da cadeia do hidrogênio

Ao mesmo tempo, a usina promoverá o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde na região autônoma de Ningxia Hui, no noroeste da China. Isso porque será necessário contar com tecnologias para o armazenamento e transporte de hidrogênio bem como a construção de estações de reabastecimento e de aplicação de energia de hidrogênio. Também haverá a colaboração com ônibus urbanos movidos a hidrogênio.

De acordo com a Baofeng Energy, o projeto contará com dois eletrolisadores de 10.000 m³/h alimentados por duas usinas solares de 100 MW. Além disso, haverá uma estação de hidrogenação de 1.000 kg/dia e dois postos de gasolina, que serão convertidos para fornecer gás natural e hidrogênio para fins de transporte. Já os painéis solares serão instalados sobre as culturas de goji berry e alfafa, contribuindo ainda para o aprimoramento do solo.

A empresa espera que a usina de hidrogênio verde seja efetivamente integrada à sua cadeia industrial de novos materiais à base de carvão. Com isso, será um projeto pioneiro, ao adicionar “hidrogênio verde” às plantas industriais para produção de metanol, olefina, entre outros.

A construção da maior usina de hidrogênio movida a energia solar do mundo está prevista para ser concluída este ano. Já a produção de hidrogênio deve começar em 2021. A Baofeng também está trabalhando em uma planta de co-geração de coque. Com a finalidade de produzir não apenas três milhões de toneladas de coque à base de carvão por ano, mas também 1,2 bilhão de m³ de hidrogênio.

Referências: Tradução livre de PV Magazine – Chinese coal miner starts work on world’s biggest solar-powered hydrogen facility / Artigo da Agência Xinhua News

Foto: Deepresource