Uma nova geração de designers conscientes sobre as questões sociais e ambientais é celebrada anualmente pelo RSA Student Design Awards. A premiação da Royal Society of Arts (RSA) desafia, desse modo, os estudantes do ensino superior e recém-formados a aplicar suas habilidades e criatividade para lidar com as questões sociais e ambientais mais importantes na atualidade.

Nesse sentido, uma das áreas de destaque do prêmio é a moda circular. A 96ª edição anunciou seus vencedores no dia 25 de junho e apresentou alguns dos melhores talentos emergentes do mundo na área. Dois projetos celebrados na premiação tiveram o apoio e financiamento da Postcode Dream Trust e da Fundação Ellen MacArthur. São eles: Launder, de Rachel Davies, vencedor da categoria Make Fashion Circular, e A Change of Clothes, de Hannah Jesse, ganhador na categoria Moving Pictures.

Antes de mais nada, os dois projetos abordaram uma das maiores questões ambientais do planeta. Ou seja, a enorme quantidade de resíduos e poluição produzidos pela indústria da moda. No caso de Launder, Rachel Davies respondeu ao hábito de moda rápida e prejudicial ao meio ambiente do Reino Unido. Assim, o projeto reimagina a lavanderia como um destino de roupas e cuidados com vários serviços. Isso significa oferecer uma ampla gama de serviços de reparo e aulas noturnas, mostrando como consertar e estender o ciclo de vida das roupas.

De acordo com Rachel Davies, Universidade de Falmouth, o engajamento com esse briefing específico a levou realmente a investir em sua causa e no movimento da moda circular.

Economia circular em animação

Da mesma forma Hannah Jesse, Universidade da Cidade de Birmingham, triunfou com sua animação lúdica, explorando a reforma da indústria da moda através da adoção de uma economia circular. “O projeto me permitiu experimentar a comunicação de mensagens importantes e impactantes dentro da animação”.

Nesta edição, a premiação contou com a participação de 782 estudantes de 19 países diferentes. Foram 18 projetos vencedores de três continentes. A cada ano, o alcance internacional da premiação cresce, porque vem mostrando a nova geração de designers conscientes. Entre os ganhadores anteriores incluem o diretor de design da Apple e co-fundador da IDEO.

Referência: Tradução livre de Ellen MacArthur Foundation – Royal Society of Arts celebrates new generation of socially conscious designers

Imagem: RSA Student Design Awards