y

(11) 2501-2688

info@bwexpo.com.br

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
BW - Expo Summit Digital
y

(11) 2501-2688

info@bwexpo.com.br

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Graças ao apoio do CNPq e de sua equipe de profissionais competentes e engajados, dispostos a enfrentar os desafios da burocracia e da pandemia, em benefício da tecnologia e da formação acadêmica brasileira, os conjuntos de célula a combustível doados pela empresa canadense Ballard Power Systems, chegaram esta semana ao Brasil!

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a qual tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação é essencial para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e dos pesquisadores brasileiros pela comunidade cientifica internacional.

O SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge contou com o engajamento e profssionalismo dos engenheiros Dante Hollanda e Jairo José Coura da Coordenação-Geral de Estratégias e Negócios da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  e da equipe dos Serviços de Importação e Credenciamento e Incentivo Fiscal do CNPq formada pelos profissionais Ricardo Felix Santana, Ricardo Carneiro e Valeska Medeiros da Silva. Além de todas as iniciativas e programas de fomento à pesquisa, tecnologia e inovação, e de promover a formação de recursos humanos, o CNPq através do Programa Importa Fácil Ciência, desempenha um papel vital e viabilizador de projetos de incentivo à pesquisa, prestando serviços de importação de produtos essenciais para viabilizar projetos de P&D no Brasil.

Além do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, o projeto INSPIRE, da USP, que criou respiradores de baixo custo, também participou do Programa Importa Fácil Ciência do CNPq para viabilizar a compra de insumos para o desenvolvimento do equipamento, projetado por bolsistas do CNPq. O INSPIRE é um equipamento de suporte respiratório emergencial que atende os requisitos da ANVISA para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda emergencial do Ventilador Pulmonar causada pela pandemia da Covid-19.

O Programa Importa Fácil Ciência é destinado a cientistas, pesquisadores e instituições de pesquisa credenciados ao CNPq que necessitem importar máquinas, equipamentos, insumos, aparelhos e instrumentos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, destinados à pesquisa científica e tecnológica. O Programa foi criado em 2004 em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do CNPq, com a Receita Federal e a Secretaria de Comércio Exterior.

O SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, organizado pela SAE Brasil, é a primeira competição de Baja e Fórmula SAE elétricos a hidrogênio do mundo e tem o objetivo de transferir conhecimento e experiência sobre as tecnologias do hidrogênio para as universidades brasileiras. Além disso, promove a interação entre os estudantes de engenharia com engenheiros experientes da indústria nacional e internacional.

Durante a BW Expo Digital 2020, o H2 Challenge ganhará um espaço especial na  programação, onde o público terá a oportunidade de conhecer detalhes sobre as equipes e os veículos, além de acompanhar mais uma etapa digital da competição.

Por Monica Saraiva Panik, curadora do Núcleo Transformação Energética – Hidrogênio