Empreendimentos certificados com o Sistema EDGE Buildings são elegíveis a desconto no IPTU, de acordo com a legislação IPTU Verde, em cidades como Salvador e Belo Horizonte

O IPTU Verde é uma iniciativa das Prefeituras para incentivar empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos ou institucionais a realizarem e contemplarem ações e práticas de sustentabilidade em suas construções. Para isso, oferece descontos diretamente no IPTU, de acordo com suas realizações a sua pontuação no Programa de Certificação Sustentável.

Muito menos oneroso financeiramente e mais simples que o LEED e o AQUA, a certificação EDGE desponta como uma alternativa para empreendimentos em países emergentes e tem também chancela internacional.

Certifica edifícios de diversas tipologias incluindo residenciais, corporativos, retail, hospitais, educacionais e industriais.

Trata-se de uma inovação da IFC (International Finance Corporation) do Grupo Banco Mundial. O EDGE torna mais rápido, fácil e mais economicamente viável construir e expressar os atributos de um empreendimento verde.

O EDGE proporciona status internacional aos projetos certificados sem perder o contexto local, pois foi concebido para empreendimentos em países emergentes. O sistema foca apenas em questões de eficiência energética, uso da água e materiais, não sendo necessárias visitas a obra, comissionamento, simulações e papelada extensa.

Mais informações – Salvador: http://iptuverde.salvador.ba.gov.br/
Belo Horizonte: https://www.cmbh.mg.gov.br/

Por Marcelo Nudel

Fonte: Ca2 Consultores Ambientais Associados