y

(11) 2501-2688

info@bwexpo.com.br

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish
BW - Expo Summit Digital
y

(11) 2501-2688

info@bwexpo.com.br

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish

Uma das maiores usinas de reciclagem de resíduos da construção civil do país está em Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Operada pela empresa paulista SBR Reciclagem, a usina conta com diversos equipamentos, como por exemplo, mesa de triagem, escavadeiras hidráulicas, britador e uma peneira vibratória móvel.

De acordo com o coordenador da Abrecon, Levi Torres, a usina possui a maior capacidade de produção de agregado reciclado do país. Do mesmo modo, tem a maior capacidade de recepção de resíduos da construção e demolição. “A usina é completa. Quanto mais sujo o resíduo, maior o número de operadores e mais extensa é a mesa de triagem”, explicou em um vídeo publicado no Canal da Abrecon no Youtube.

Conforme explicou Francisco Fernandes, diretor do SBR Reciclagem, o processo de reciclagem de resíduos da construção civil no estado ainda é incipiente. “A usina tem a finalidade de desbravar esse mercado e, ao mesmo tempo, levar conhecimento sobre os agregados reciclados”, disse.

Etapas

Nesse sentido, Canoas é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter uma usina nesse formato. O serviço realizado pela SBR Reciclagem começa pela coleta dos resíduos da construção e demolição. Logo após, o material passa por um pré-tratamento e uma separação mecânica e manual. Isso porque há muita mistura no resíduo. Como resultado, há a remoção do material mais grosso e a destinação do inservível para o aterro sanitário.

Logo depois, uma escavadeira deposita o resíduo na peneira giratória (trommel), que divide em dois materiais – um fino e um segundo material. Eles vão para a mesa de triagem para a separação do ferro, outros metais, papelão, PVC, plástico duro, entre outros. O rejeito também é destinado ao aterro sanitário.

Por fim, a escavadeira alimenta um britador móvel e uma peneira vibratória móvel para a produção do agregado reciclado, cujo destino final são as obras de sub-base e de base da prefeitura. Por ser completa, ela é considerada Uma das maiores usinas de reciclagem de resíduos da construção do país.

Fernandes ressaltou ainda que a prefeitura utiliza o agregado reciclado para recuperação de áreas degradadas. “Nesses locais, eles usam, por exemplo, uma camada de pedra 1 reciclada para o replantio de árvores e para o embelezamento da região”, finalizou.

Referência: Canal da Abrecon no Youtube – A maior usina de reciclagem de RCD do Brasil está em Canoas – RS